frase

"Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética." CHE GUEVARA

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Notas, notas e NOTAS!!!

Confessamos que nos afastamos um pouquinho do blog porque estávamos desapontados após o resultado de uma prova de vestibular da UNIFIL. A prova estava fácil e a maioria de nós não conseguiu nem alcançar 50%  na prova. (triste, não?)
A procura de tantos porquês, ficamos "deprês" e resolvemos escrever, para quem sabe algo esclarecer. ( rs)

Indignados com o resultados fomos questionar um professor, pois muitas das questões abordadas nunca foram se quer comentadas em sala de aula e nem o conteúdo passado está sendo absorvido por toda a turma. Desde o 1º ano nos deparamos com o mesmo tipo de "aula", cópia, cópia e nota! Quando íamos reclamar, os próprios colegas nos diziam: "Parem com isso, o professor é legal e ninguém fica com nota vermelha". No início do ano fomos reclamar... E o diretor nos disse: " Vamos conversar com o professor".... E nada mudou! E hoje nos encontramos nas vésperas do vestibular e "descobrimos" que o que nós sabemos da matéria dele, aprendemos nas outras matérias.
E isso não se aplica apenas a este professor e apenas ao nosso colégio, mas a muitos professores que encontramos por aí. 

É lindo poder mostrar um boletim coberto de boas notas e médias expressivas... Mas agora quem se expressa é a nossa agonia!

Podemos falar, gritar e repetir se quiserem: Queremos aulas! Queremos educadores! Queremos aprender!

         "A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte!"


A gente não quer só ensino, a gente quer ensino e NÃO PELA METADE!


Somos os alunos da rede pública de ensino e podemos; e temos o direito de reclamar! Pois não somos apenas nós e nossos pais que pagamos por esse ensino, MAS TODOS!
Não aceitaremos informações vomitadas, aulas descomprometidas e professores desestimulados que broxam até o nosso pensar! 
Não queremos aprender a contar pilhas de mercados; queremos fazer as coisas funcionarem, os professores se movimentarem, pois não vamos aceitar calados suas verdades mal feitas e suas decorebas lavadas!

É absurdo querer isso?

Passamos metade de nossas vidas reproduzindo textos, nos colocam regras, nos uniformizam, nos adaptam ao mercado de serviço (onde não se pode chegar atrasado ao colégio, pois seu patrão não aceitará quando for no seu trabalho), inconscientemente. Somos moldados dia a dia, bimestre a bimestre, saímos lindo nas fotos de formatura e não passamos de um pedaço de papel enumerado que nos medem dizendo que somos CAPAZES OU NÃO, melhores ou piores, exemplos ou não!

C.H.E.G.A!!!

A escola será escola quando os alunos forem tratados com tal, quando todos os professores fizerem seu serviço não apenas pelo dever, mas pelo prazer de ensinar, pelos ideais que o fizeram cursar anos de estudos e faculdade. Quando ninguém for resumido a uma média maior na prova do ENEM.

E o que dizemos a esses professores e a esse governantes que nos querem como massa trabalhadora em vez de pessoas que saibam cobrar deles, seus deveres e obrigações? Simples:

-Nos deem conhecimento e seremos cidadão, nos deem qualquer coisa que seremos apenas iguais a vocês!

Só estamos indignados pelo descaso com o nosso futuro, com a deficiência da educação brasileira, com a falta de interesse dos nossos governantes para com o ensino.

Sabemos que muitos professores fazem seus papéis e agradecemos eternamente, sabemos que não temos tantos recursos como os colégios particulares, que o improviso de vocês nos mostram o melhor que cada um pode dar. Sabemos reconhecer quando a aula foi boa, quando conseguimos absorver a matéria e quando os puxões de orelha são sinceros e precisos. 

Mas não podemos nos calar diante de tanta coisa torpe e estúpida tivemos e temos que presenciar e aturar durante todos esses anos na escola. 

E aos professores que não suportam a sala de aula, os alunos e tudo mais, se quiserem contribuir para a educação, façam um grande favor a você e nós e "Deixem a sala de aula!".

Não precisamos ser moldados, precisamos de governantes de profissionais que estejam dispostos a fazer de nós pessoas conscientes, politizadas e melhores. (Em vez de nos jogarem 'seus' produtos teen e nos tornarem seus pequenos alienados). 



Texto: Los secundaristas






Um comentário:

  1. Parabéns galera, muito bacana a iniciativa de você, bom se todos o colégio públicos aqui de Londrina, também tivessem essa mesma iniciativa e conscientização de vocês! Essa é uma saudação do Coletivo "A Manhã Desejada" ANEL-LONDRINA, e também fazemos um convite á vocês:

    Convocatória para a construção de um Comitê por 10% do Pib já!

    No inicio do ano Dilma Rouseff (PT) cortou 3,1bi da educação aprofundando o descaso do governo do PT com a educação pública de nosso país .Após Oito anos de governo, nem sequer 7% do PIB foi investido na educação. Durante este período, assistimos somente a política privatista do governo Lula. Transita agora no senado o PL 8035/10, o novo Plano nacional de Educação –... PNE- que novamente promete investir 7% do PIB na educação até 2020 e enraizar como política de estado projetos como PROUNI, PRONATEC, ENEM, FIES, etc. Várias políticas educacionais que escancaram a política privatista do governo do PT, que vem privatizando não só a educação e a saúde como agora também os correios.
    Chegou a hora da juventude e dos trabalhadores da educação tomarem o exemplo dos operários da construção civil, metalúrgicos e trabalhadores dos correios e se organizarem para lutar! O PIB do Brasil está crescendo e é hora de exigir os 10% do PIB para a educação já!
    Diante deste cenário de total descaso do governo com a educação e das grandes mobilizações dos trabalhadores e estudantes brasileiros se faz necessário a unidade para fortalecer a luta por uma educação pública e de qualidade, por isso nós da ANEL os chamamos para dizer não ao NOVO PNE de DILMA e compor o COMITÊ 10% DO PIB JÁ!

    Convocamos á TODOS para uma reunião dia 4 de outubro às 17h, na sala 103/CCH-Uel.

    Coletivo "A Manhã Desejada" ANEL-Londrina.

    Essa é uma luta nacional que conta com a presença de diversos setores da educação, além de nós estudantes universitários e sucundaristas, e queremos que vocês do Colégio Adélia Dionizia Barbosa, também entrem nessa luta!

    Força e luta, para nós estudantes!
    ANEL(Assembleia Nacional de Estudantes- Livre)- LONDRINA

    ResponderExcluir