frase

"Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética." CHE GUEVARA

domingo, 6 de novembro de 2011

Não estão ENEM aí com a gente!

Sim pessoal esse é só mais um dos muitos trocadilhos que tem sido feito com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Estamos nos deparando com mais um erro do Enem ...

Para muitos estudantes o famoso Enem virou motivo de ''chacota'', falhou pela terceira vez consecutiva. Muitos alunos em escolas públicas, enfrentam todo tipo de dificuldade, alguns pagam cursinho, para chegar o grande dia sermos ''PALHAÇOS'',passar dois dias longos e cansativos fazendo prova, para depois recebermos a ''bela'' noticia de que houve vazamento do exame e corremos o risco de sofrer injustiças de não ter o direito de fazer a prova novamente....QUE PAÍS É ESSE !!!!!!!!!

A prova que promete substituir os vestibulares no Brasil, pela terceira vez apresenta sérios problemas... A prova esse ano aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro e fomos contemplados com 180 questões + 1 redação + 5 maravilhosas horas de pura tensão (=) resultando em mais um vazamento de questões e dor de cabeça elevada a 10ª potencia.

E mais uma vez não podemos nos calar!

Uma liminar suspendeu a anulação das 13 questões e ainda estão debatendo se anulam ou não o ENEM e a pergunta que não se cala é :"Como ficamos nisso?".  Foram aproximadamente 4 milhões de candidatos  que estão envolvidos nesta imensa confusão, tendo em mente que não é a primeira vez que isso acontece (o que vale a pena enfatizar!).  Para os organizadores da prova foi apenas mais um erro que poderá ser corrigido no ano que vem, enquanto para todos nós que estamos decidindo nosso futuro, chega a ser um ano perdido.

SE AS QUESTÕES FOREM ANULADAS NOSSO DESEMPRENHO SERÁ PREJUDICADO, SE A PROVA FOR CANCELADA MAIS 5 HORAS SERÃO PERDIDAS E SE ISSO CONTINUAR TAL SISTEMA PERDERÁ TODA A SUA CREDIBILIDADE PERANTE  A POPULAÇÃO!


Precisamos ver o que deve ser feito para que nosso problema seja solucionado e principalmente para que isso não ocorra mais, precisamos levar essa discussão para as salas de aula, para os pátios de escolas, cursinhos, para as rodas de amigos, precisamos de uma solução que seja JUSTA, que não favoreça as pessoas que tiraram vantagem com o vazamento, que não prejudique a quem se emprenhou e não teve “ajuda divida” para realizar a prova, precisamos de uma solução que torne justa uma disputa que já é injusta!

Assim como precisamos reivindicar uma educação pública de qualidade desde a estrutura dos colégios e salas de aula, com professores capacitados e dispostos a ensinar, pedir por um país que saiba investir na sua PRÓPRIA BASE! Dando condições de ensino, vagas para todos nas universidades PÚBLICAS, não fazendo destas apenas mais uma mercadoria e criando rankings (através no ENADE), assim como o ENEM, Prova Brasil fazem com as instituições de ensino em geral que expõem seus desempenhos de forma evolutiva, sem considerar suas condições (seja a realidade em que vive de condição financeira, estrutura física da escola, capacitação dos professores e funcionários, transporte, merenda, entre muitos outros pontos não citados, mas que não deixam de ser essenciais para um desempenho escolar IDEAL).


Nós estudantes estamos indignados com descaso com a educação e resolvemos dar um ''BASTA''... NÃO iremos nos contentar com desculpas e argumentos mentirosos, não queremos só receber ordens, queremos nossos direitos como estudantes e cidadãos..VIEMOS PARA MUDAR ESSE BRASIL !!!!

Todo esse conflito que cerca o nosso "querido Enem" no leva a uma breve reflexão... Será que é preciso um sistema unificado para classificar o desempenho do ensino de um país? Será essa a forma mais igualitária? Ou esse boletim não passaria de mais uma estatística "pra gringo ver" através de IDEB em troca de favores do Banco Mundial e FMI? Será que é isso que estamos procurando??

Isso nem nós sabemos, mas desconfiamos que nesse angú tem caroço e que nós precisamos descobrir onde estão esses caroços, pois são do nosso interesse!

E contamos com a sua opinião caro leitor, para que possamos nos posicionar perante tal situação e frente a tantas outras que estão aí e outras que estão por vir. Tentando entender todo esse processo.


"Grande pátria desimportante em nenhum instante eu vou te trair"



Texto de Amanda Marcondes e Renata Ferreira
Imagem: Blog movimento estudantil
Vídeo e frase: Brasil - Cazuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário